sábado, 28 de maio de 2011

PROJETO "LEIO, LOGO ESCREVO"

INTRODUÇÃO:
Ao duvidar de sua própria existência o filósofo e matemático francês René Descartes convenceu-se de que a existência humana está intimamente ligada a sua capacidade de pensar Cogito, ergo sum (penso, logo sou). Dubito, ergo cogito, ergo sum (Eu duvido, logo penso, logo sou).


René Descartes (1596 - 1650)

Ora, se nossa existência condiciona-se ao pensar, e se o pensar enriquece-se com a leitura, então, o ato de ler não se dá de forma completa sem o ato de escrever e, foi pensando nessa necessidade de completude entre leitura e escrita que esse projeto nasceu.

JUSTIFICATIVA:
O ambiente da sala de aula é muito mais rico de conhecimentos do que a sociedade é capaz de supor. Lamentavelmente, muitas práticas pedagógicas fundamentais da troca professor-aluno perde-se entre quatro paredes ou, quando muito, compõem os murais nos corredores da escola e logo são substituídos. Nesse sentido, lamenta-se que muitas produções de alunos (as) de ensino fundamental e médio não tenham alcançado a notoriedade necessária.

Por outro lado, projetos voltados para a promoção de bons hábitos de leitura, especialmente entre jovens, tem se esbarrado na dificuldade de atrair alunos para frequência a bibliotecas, compra de livros, etc. Trata-se de uma incoerência, afinal estamos ou não na Era da Informação? Mas, justificam-se muitos (inclusive educadores) os jovens gostam mesmo é de produção descartável (sites de relacionamento, besteirol, etc.).

Dois fatores são inegáveis: primeiro, o educador comprometido busca alternativas de incentivo à leitura e prática da escrita, segundo os jovens habitualmente ficam muito tempo diante do computador, eles adoram! Por que não unir essas duas pontas: leitura/escrita e internet?


Em 2010 assisti uma palestra com o Mestre ARIANO SUASSUNA, no Teatro Guaira, em Curitiba. Ele afirmou que não existe maior besteira do que a afirmativa de que cachorro gosta de osso. "Ele come osso porque é o que lhe dão. Experimentem jogar um pedaço de carne e um osso para ver qual ele abocanha primeiro." Assim fazem pais e educadores. Afirmam que os jovens só consomem lixo, mas muitas vezes ficam indiferentes diante de uma mídia que lhes alimenta permanentemente com LIXO. Claro que irão sempre consumir aquilo que conhecem.



OBJETIVOS:
  • Motivar alunos do Ensino Médio à prática da leitura e interpretação crítica visando a produção de textos, ambientando-os às exigências de atividades acadêmicas de nível superior (pesquisa orientada, métodos e técnicas, etc.);
  • Orientar pesquisas, direcionando-as para a produção de informações histórico críticas, mediante elaboração de textos;
  • Formatar os textos produzidos em modelos variados (redações, reportagens, produção de slides, entrevistas e criação de BLOGS;
  • Coordenar apresentações e discussões em grupo dos temas pesquisados;
  • Incentivar alunos a deixarem de ser meros consumidores passando a produtores de conhecimentos disponibilizados virtualmente;
  • Selecionar produções para postagem no blog da professora ou motivar os alunos para criação e manutenção de página própria de blog, auxiliando os alunos na sua formação e personalização;
  • Valorizar o e potencializar o uso computador como importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem;
  • Incentivar interações entre os alunos blogueiros, ampliando as possibilidades de pesquisa e inserção de novas informações, dando continuidade a produção dessa iniciação científica;
  • Oportunizar a manutenção de relações sociais produtivas e duradouras, fortalecendo laços relacionais para além do ensino médio e dos muros da escola.
METODOLOGIA:
O propjeto foi dividido em etapas:
Etapa 1:
Como a aprendizagem é uma porta que se abre de dentro para fora os alunos e alunas tiveram liberdade de expressar seus interesses. A partir da escolha dos temas, democraticamente dividido entre os grupos de estudos, partimos para o campo de pesquisas.
Etapa 2:
Breve aula teórica sobre a abertura e manutenção de um blog. Foi escolhido o BLOGSPOT, por sua linguagem e recursos de fácil assimilação
Etapa 3:
Marcamos aulas no auditório onde, com auxílio de material multimídia pudemos apresentar, praticamente, as técnicas para elaboração de blogs, exibir os trabalhos em andamento, trocar experiências e sugestões.
Etapa 4:
Aulas complementares com retorno pelas visualizações e lançamento de metas com prazos para cumprimento (postagens, pesquisas, formatação de imagens, personalização de páginas, etc.). Nessas aulas (uma por semana, em sala ou no Laboratório de Informática) com alunos em posse de notebooks, netbooks, pendrives e outras "parafernálias" tecnológicas nos reunimos para mais trocas, sugestões, correções, etc.
Etapa 5:
Criei um selo, em três categorias para ser conferido a cada blog elaborado, de acordo com cada estágio, numa forma de incentivo para que os alunos alcançassem a excelência em sua produção.
Etapa 6:
Nessa fase, foram solicitadas participações de outros jovens como colaboradores do BLOG, de acordo com cada tema de interesse.
Divulgação do BLOG, primeiro em âmbito da própria escola, seguida de divulgação externa (twuitter, facebook, orkut, outras escolas, etc.).


PARA MERECER OS TRÊS SELOS O ALUNO DEVE:
Cada selo será conferido  conforme cumprimento das seguintes tarefas:
Categoria BRONZE:
  • formatação do blog com página principal personalizada;
  • inserção de textos (redação própria e linguagem padrão);
  • reconhecimento de textos e imagens autorais, conferindo-lhes os devidos créditos (bibliografia, fontes, etc.);
  • minimamente 20 seguidores.
Categoria PRATA:
  • inserção de imagens e fotografias próprias;
  • pesquisa e inclusão de links relacionados aos temas em estudo;
  • pesquisa de campo, com entrevistas, depoimentos, fotografias, filmagens, elaboração de gráficos (quando cabíveis) e outros recursos;
  • contato com minimamente uma escola para divulgação;
  • participação de colaboradores voluntários (observantes das normas), com devidas correções, créditos e identificação;
  • minimamente 75 seguidores.
Categoria OURO:
  • aprovação final da professora, observando-se: criatividade, criticidade dos textos, correção gramatical, zelo com as sugestões, adaptações, inserção de links relacionados aos temas, etc.
  • 150 seguidores.
Conclusão:
Ao orientar meus jovens alunos para a publicação de suas pesquisas e produções acadêmicas na internet a aceitação foi imediata e em muitos casos espontânea. O ato de pesquisar tornou-se parte natural do processo de aprendizagem.

Com a devida orientação os alunos e alunas enfrentaram naturalmente as dificuldades de pesquisa, especialmente no que se refere a seleção de fontes, à questão dos direitos autorais e especialmente pela preocupação com a personalidade de cada produção de escrita.

O resultado foi o fluir de uma energia produtiva muito bacana. Logo brotou a necessidade de troca de informações e sugestões conduzindo para uma prática cooperativa, positiva, onde interesses se convergiam, apesar da diversidade de temas de pesquisa.

Ao explicitar a valorização do trabalho dos alunos e alunas a interação educador-educando enriqueceu-se: maior contato (em sala, nos corredores, por telefone, email, brilhetes, recados) e até encontros fora da escola, com direito a chocolate quente e pão de queijo e tudo!, para mais trocas de informações (temas, fontes, recursos), novas parcerias  e experiências, tanto na prática professor-aluno (a), quanto aluno-aluno (a).

A criação de blogs para postagens de produções acadêmicas ultrapassou a idéia inicial de incentivo à leitura e escrita na escola, uma vez que o mundo virtual é infinito, sem fronteiras. Desse modo, os trabalhos de pesquisa e escrita ultrapassaram os muros da escola e, quem sabe, permanecerão ao longo do tempo, com novas inferências, na medida em que os alunos blogueiros adquirirem maior maturidade. Quanto ao espaço explorado, esse, certamente será infinitamente maior.

Em suma, os resultados são os blogs elaborados por alunos (as) e cujas pesquisas e formação foram orientados por mim e que podem ser visualizados a partir dos links abaixo:  


ATENÇÃO, ALUNOS BLOGUEIROS:
Todos devem ser seguidores de todos os BLOGS abaixo:
Estilistas famosos:
http://estilistasf.blogspot.com/
Homossexualismo: 

http://nritmo.blogspot.com/
TURMA 1TB - ano 2011:
Mundo Capitalista:
http://wwwmundocapitalista.blogspot.com/ Ronaldo Fenômeno:
http://prasemprefenomen.blogspot.com/TURMA 1TC - ano 2011:
Crimes de trânsito:
Curitiba em ação:
Curitiba em crítica:
Juventude e política:
Meio ambiente:
Trabalho infantil:

Pedofilia:
Transporte público:
Vida urbana e problemas sociais:

Violência contra as mulheres:
TURMA 2TA - ano 2011:
Animais de estimação:
 http://amiguinhosdeestimacao.blogspot.com/
A ditadura da moda:
http://a-ditadura.blogspot.com/
MST e a questão de terras no Brasil:
Viagens internacionais de Amanda Lima:
http://check-innow.blogspot.com/
Violência urbana:
http://violenciaemgrandescidades.blogspot.com/
TURMA 2TB - ano 2011:
Empreendedorismo Jovem:
http://empreendedorismo-jovem.blogspot.com/
Adoção de animais:
http://adocaodogs.blogspot.com/
Desvendando mistérios:
http://desvendadoosmisterios.blogspot.com/
França:
Legalização da maconha:
http://4h20min.blogspot.com/
Maçonaria:
http://sociedadesecretamaconaria.blogspot.com/
Mídia e alienação:
http://midiaealinacao.blogspot.com/
Os Illuminatis:
http://desvendandoosilluminati.blogspot.com/
Perigos do mundo virtual:
http://www.perigos-virtuais.blogspot.com/
Saúde e beleza
http://www.minhasaudeebeleza.blogspot.com/
Sociedades Secretas:
http://maconseilluminatis.blogspot.com/
Violência nas grandes cidades:
http://violenciaemgrandescidades.blogspot.com/
TURMA 3E - ano 2011:
As sete Maravilhas do Brasil:
http://as7maravilhasdobrasil.blogspot.com/
Cangaço:
http://aninhaslops.blogspot.com/
Corrida armamentista:

Corrupção policial:
http://corrupcaodapolicia.blogspot.com/
Fascismo:
http://michellemvargas.blogspot.com/
Mulheres muçulmanas:
http://www.tatianeliima.blogspot.com/
Pacificação nas favelas:
http://leilogoescrevo.blogspot.com/2011/06/quinta-feira-08-de-julho-de-2010-0710.html
Psicopatia e sociopatas:
http://psicopatiasociopatas.blogspot.com/2011/06/psicopatia.html

TURMA 3G - ano 2011:
Alienação política:
http://alienacaopolitica.blogspot.com/
A arte dos deficientes físicos:
http://aartedosdeficintesfsicos.blogspot.com/
Carnaval:
http://carnaaval.blogspot.com/
Técnicas de tortura: 
http://tecnicasdetortura.blogspot.com/
Vale Tudo:
http://valetudommako.blogspot.com/


Aulas multimídia
IMAGENS DA ETAPA 4 DO PROJETO: 





3 comentários:

  1. Professora,aki é a Débora 2ºA
    meu blog não foi escrito em nenhum lugar,mais é esse ai
    trabalhodecriancasmenores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Professora,aki é a
    Nathalia do 1ºtA
    meu blog não foi escrito em nenhum lugar,mais é esse aihttp://paraserumaestrelaoqueprecisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oii professora aqui é japa do 1 TB então prof muitos da nossa sala ja fizeram os seus blogs mais voce nun colocou de nenhum aqui no seu blog se voce poder colocar estaremos agradecidos

    ResponderExcluir